sexta-feira, 9 de maio de 2008

Oficina do Ecovolucionário-Reciclando plástico em casa

Nas nossas oficinas vamos partir para a prática, vamos matar a cobra e mostrar o pau!
Nossa primeira oficina prática vai mostrar , que apesar da reciclagem ser um processo industrial que exige um maquinário especial, isso não impede de fazermos isso artesanalmente em casa.
Espero que com isso as pessoas se envolvam e participem de forma mais ativa nas questões ambientais e suas possíveis soluções.
Pois não existe lixo , exite é disperdício!

INTRODUÇÃO:

Existem 2 tipos de plásticos:
  1. Termo plástico
    Usaremos para isso os termo plásticos, pois estes podem ser reciclados com calor, fundindo em temperaturas relativamente baixas.Estes plásticos são identificados por estes símbolos e podem ser encontrados nas embalagens e geralmente se encontram no fundo da mesma.




Por que vamos usar o Polietileno?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pead


Baixo ponto de fusão.

Plástico quando queima não gera fumaça tóxica, queima com cheiro de parafina.

( jamais usem PVC neste experimento, fumaça altamente tóxica )

http://www.ecoviagem.com.br/fique-por-dentro/noticias/ambiente/greenpeace-alerta-para-os-perigos-de-substancias-toxicas-encontradas-dentro-de-casa-3393.asp

Usado em embalagens como: sacolas plásticas, garrafas de shampoo,garrafas de produtos de limpeza.

O que vamos precisar?

LISTA DE MATERIAIS







  • Garrafas plásticas de polietileno lavadas (embalagens de detergente e produtos de limpeza em geral)
  • Tesoura
  • Chapas metálicas (alumínio, ferro galvanizado)
  • Fogareiro Elétrico
  • Luvas (de couro)
  • Alicate ou pegadores
  • PASSO 1





    Achar uma embalagem feita de polietileno.

  • Limpar e secar a embalagem plástica.
  • Cortar o plástico em pedaços pequenos.










  • Colocar os pedaços plásticos sobre a chapa metálica.








  • Colocar a chapa sobre o fogareiro.
  • Colocar outra chapa por cima
  • Ligar o fogareiro na temperatura de fusão do plástico.
  • Cuidado para não deixar queimar o plástico, se não vai grudar na chapa!
  • Se tiver como regular a temperatura em torno dos 100-120 graus C é melhor!
  • Colocar um peso sobre a chapa de cima.
  • Esperar o plástico derreter e aglutinar e afinar formando uma lamina.
  • Retirar o peso usando luvas apropiadas e levar as duas chapas contendo o plástico para resfriamento.
  • Levar para água corrente a fim de resfriá-las rapidamente.
  • Retirar o plástico de entre as chapas e recortar o plástico para acabamento.



E agora, o que fazer com essas chapinhas?
Vc pode fazer porta copos, chaveiros, bijuterias.
Mande pra gente o que vc conseguiu fazer e sugestões de melhoria desta oficina com plásticos.
Quem quiser comprar placas de plástico reciclada industriais, entre no site :
www.zorite.com
Aguarde o próximo "Oficina do Ecovolucionário"

10 comentários:

Edu disse...

Ótima postagem Pedro! Quão diferente seria a sociedade se o conhecimento fôsse simplificado e divulgado como você o faz! Já estou divulgando seu blog para os que procuram a Recicloteca.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nossa até que fim axei algo parecido com oq procurava ,parabens.
Amigos estou com umas idéias para o lixo plástico, mas para isso gostaria de contar com a ajuda de vocês com algumas informações .
O que eu gostaria de fazer é derreter o plástico que ele fique como um liquido para que eu possa colocar ele num molde ou forma de ferro, preciso que ele saia firme e forte tipo um poste.
Que plástico uso PP, PET, PEAD, etc.?
Como derreto?
Tem uma maquina simples e barata para isso?
O certo seria deixa ele esfriar aos pouco ou levar ele na água com forma e tudo? muito obrigado se puder favor m responder pelo imail petter.bei@hotmail.com

Amitis disse...

Olá Amigo
Estou com dificuldades de descartar o plástico utilizado na minha empresa. Gostaria que vocês me ajudassem como derreter este plástico e reaproveitá-los fazendo peças diversas.
O que eu gostaria de fazer é derreter o plástico que ele fique como um liquido para que eu possa colocá-lo num molde ou forma de ferro, preciso que ele saia firme e forte tipo um poste.
Que plástico uso PP, PET, PEAD, etc.?
Como derreto?
Existe alguma maquina simples e barata para isso?
Caso tenham uma resposta para a minha pergunta, peço que responda para o meu email >>>>> amitisgusmao@gmail.com

Agradeço desde já à atenção.
Amítis

Amitis disse...

Olá Amigo
Estou com dificuldades de descartar o plástico utilizado na minha empresa. Gostaria que vocês me ajudassem como derreter este plástico e reaproveitá-los fazendo peças diversas.
O que eu gostaria de fazer é derreter o plástico que ele fique como um liquido para que eu possa colocá-lo num molde ou forma de ferro, preciso que ele saia firme e forte tipo um poste.
Que plástico uso PP, PET, PEAD, etc.?
Como derreto?
Existe alguma maquina simples e barata para isso?
Caso tenham uma resposta para a minha pergunta, peço que responda para o meu email >>>>> amitisgusmao@gmail.com

Agradeço desde já à atenção.
Amítis

Unknown disse...

Olá.

Muito interessante esse processo.
Posso utilizar para reciclagem de tanque polipropileno?

http://www.fanequipamentos.com.br/tanques.html

Grato.

Luiz

Lúcia Teixeira disse...

Olá Amigo,

Adorei sua postagem....estou com umas ideias e ela me ajudou muito, mas ainda preciso de uma ajudinha....você sabe me dizer se apos derretido o plastico eu tenho como colocar um tecido dentro do plástico derretido para tipo "pintar" o tecido ou irei queimar o tecido ao fazer isso?

Adão disse...

Tem como moldar em Forma de hélice?

Adão disse...

Tem como moldar em Forma de hélice?

Josi disse...

Olá, garrafas pet tb podem ser derretidas com esse mesmo processo? Tb gostaria de saber como o(a) Amitis como derreter pra poder moldar com garrafas pet?