terça-feira, 27 de maio de 2008

Vitrine do Ecovolucionário

Neste espaço vou apresentar as pessoas que de uma maneira ou de outra estão engajados em desenvolver projetos ou produtos visando a sustentabilidade!


O Bernardo é um exemplo clássico, foi despertado para o Ecodesign já na Univer Cidade, e hoje depois de inclusive ter ido até a China para conhecer a fundo o uso de materiais como o Bambu, desenvolve outros trabalhos de ecodesign alem dos que já faz com esta gramínia milenarmente utilizada no oriente.


Mas isso ele mesmo vai explicar a seguir.
Este produto foi desenvolvido (junto com o Felipe Bardy) a partir da reciclagem de caixotes de feira. Feitas de madeiras consideradas 'vulgares', como marupá e pinus, essas embalagens possuem curta vida útil e são constantemente descartadas. Rica porém, tal materia prima foi reaproveitada através da união de conceitos da biônica e do design sustentável, com técnicas da marchetaria maciça, criada na Itália renascentista. Por esse processo, reafirmamos então, as inúmeras possibilidades de transformar o lixo em algo belo e com utilidade. Tentamos ressaltar também, a necessidade urgente de uma consciência ecológica global. Tudo pode ser modificado...Ilumine suas ideias. Pense a frente!
OBS: O fato desta luminária ser inteiramente feita em madeira, faz com que seja OBRIGATÓRIO O USO DE LÂMPADA DE LUZ FRIA, que por sua vez, gasta menos energia elétrica e contribui para o ciclo de sustentabilidade do produto. É DE EXTREMO RISCO O USO DE QUALQUER LÂMPADA QUE EMITA CALOR. Devido à grande variedade de posturas assumidas, a cúpula pode ficar sem ventilação, o que gera combustão se a temperatura estiver elevada.
Faltou o Bernardo falar que tanto a cola usada para este trabalho como o acabamento, foram feitos considerando-se materiais renováveis e/ou não tóxicos!
O tel de contato do Bernardo Sodré é:
(21) 9324-2421

Nenhum comentário: